pesqueiro novo anhanguera pesqueiro novo anhanguera

PEIXES 

Nome científico: Cyprinus carpio

Família: Cyprinidae

Características: Devido às suas características biológicas - grande tolerância às variações de temperatura resistindo bem na faixa dos 0 a 40°C, dieta onívora, rusticidade no manejo, grande poder de sobrevivência em condições ambientais diversificadas (de grande valência ecológica), etc - as carpas comuns apresentam excelente desempenho em cativeiro, mesmo que o cuidado seja pouco, o que as tornam ideais para a prática da piscicultura. Por esses e outros motivos elas foram introduzidas em várias regiões do mundo. O corpo é alto - na variedade espelho é muito alto lembrando uma corcunda - e roliço com o dorso arqueado e o ventre reto. A boca com lábios grossos está desprovida de dentes nas maxilas e tem dois pares de barbilhões mandibulares com funções gustativas e táteis. Aliás, a carpa tem o paladar muitíssimo apurado. A cor é bastante variável indo desde o marron escuro até o vermelho, amarelo e branco.

Hábitos: Seu hábito alimentar é onívoro, tendendo a microfagia e/ou iliofagia - alimenta-se de pequenos seres e restos deles encontrados no fundo e ao redor de estruturas submersas -, embora possa consumir oportunísticamente aquilo que está disponível como elementos do plâncton, insetos, vermes, frutas, restos de plantas e animais e até ovos ou alevinos de outros peixes. Se o ambiente for favorável com relação a abundância de alimentos e temperaturas ideais, entre 20 e 25°C, a carpa comum se reproduz uma única vez ao ano.


Curiosidades: Enquanto que na China desenvolveram-se principalmente técnicas de cultivo em consórcio, feito com várias espécies também conhecido por policultivo, e tem como principal destino a mesa de milhões de chineses, no Japão a espécie é cultivada com finalidades ornamentais podendo o exemplar valer alguns bons milhares de dólares. Por esse motivo, muitas raças desenvolveram-se. Dessas, o pescador brasileiro conhece pelo menos quatro variedades: a carpa comum as ornamentais Nishikigoi a carpa espelho, com poucas escamas exageradamente grandes e a carpa de Israel, com notável desempenho na aqüicultura.

Onde encontrar: É encontrada em lagos e açudes particulares de todo o território nacional, principalmente nas regiões sul e sudeste. Com reprodução apenas uma vez ao ano, a desova ocorre entre agosto e outubro no final do inverno ou durante a primavera. Seus ovos são adesivos e depositados em raízes de plantas aquáticas como os aguapés e/ou estruturas submersas.

Dica para pescá-lo: Por apresentar uma grande plasticidade alimentar, as carpas podem ser capturadas com uma grande variedade de iscas naturais, desde as animais como minhoca, içás, cupins, gafanhotos, larvas de besouros e moscas, até as vegetais, como milho e frutas. Mas, sem sombra de dúvida, as massas são as melhores.

Carpa
PARCEIROS

Redes Sociais